2016 - Sesquicentenário de Eliseu Visconti.

Bem vindo ao site do pintor e designer Eliseu Visconti.

Catálogo de obras

Sobre o Projeto Eliseu Visconti

Iniciado em 2005 com a construção do site oficial do pintor, o Projeto Eliseu Visconti foi criado por Tobias Stourdzé Visconti, neto do artista, com o objetivo de preservar e divulgar a memória da vida e da obra do pintor Eliseu Visconti, além de responsabilizar-se pela guarda e organização de todo acervo documental sobre sua obra.

Em 2011 foi lançado, acoplado ao site, o Catálogo de Obras de Eliseu Visconti, resultado de um longo processo de pesquisa, para o qual o Projeto contou com a parceria de Mirian N. Seraphim, historiadora dedicada à obra de Visconti. Atualizado permanentemente com a descoberta de novas obras, o Catálogo possui hoje cerca de 1000 obras registradas.

Para a produção dos eventos, o Projeto, desde 2006, tem o fundamental apoio da Hólos - Consultores Associados, empresa de Christina Gabaglia Penna, historiadora de arte que trouxe para o Projeto Eliseu Visconti sua experiência de 26 anos dedicados ao Projeto Portinari.

Clique aqui para conhecer as realizações do Projeto Eliseu Visconti .

Theatro Municipal

São de Eliseu Visconti as principais pinturas que decoram o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na sala de espetáculos, todas as pinturas são de sua autoria: O majestoso Pano de Boca, o "plafond" (teto sobre a platéia), o friso sobre a boca de cena e os triângulos do teto. No "foyer" do Theatro, Visconti realizou os três painéis que decoram o salão, ou seja, o painel central, intitulado "A Música", e os painéis laterais "O Drama" e "A Arte Lírica", considerados em conjunto uma obra prima da pintura decorativista no Brasil.

Clique aqui para assistir vídeo com as obras de Eliseu Visconti no Theatro.

Biografia

Eliseu Visconti (Itália, 1866 - Brasil, 1944), após sólido aprendizado no Brasil, concluiu sua carreira artística em Paris, em plena Belle Époque, absorvendo influências do simbolismo, do art-nouveau, do pontilhismo e do impressionismo. Mas Visconti utilizaria esses estilos de forma muito pessoal, com maestria e sensibilidade, tornando-se um agente capital da modernização da arte brasileira e nosso mais expressivo representante da pintura impressionista.

Clique aqui para acessar a biografia completa do artista.

Clique aqui para assistir vídeo com as principais pinturas impressionistas de Visconti.

Visconti designer

Paralelamente à sua produtiva e louvada carreira como pintor, Visconti projetou selos, cartazes, capas de livros, pratos e vasos em cerâmica, vitrais, marchetaria, luminárias, ex-libris, estamparia de tecidos, pisos e papel de parede, destacando-se como pioneiro do design no Brasil.

Clique aqui para visualizar a criação de Visconti como designer.